27 de julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes

acidente de trabalho arte

Ações de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho são estratégias muito importantes para promover a melhoria das condições de saúde e segurança do trabalho na empresa. Essas ações são comemoradas na data 27 de julho por ser um marco na luta de trabalhadores em prol da Segurança do Trabalho.

A Coordenadoria de Segurança do Trabalho – COSET, as CIPA’s e todos que fazem parte da empresa são imprescindíveis na redução de casos de incidentes e acidentes e na busca por um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Parabéns a todos que contribuem para a Saúde e Segurança do Trabalho na STUREC !

Saiba mais sobre a data 27 de julho

“No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, além de assumir as implementações das portarias, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina no Trabalho, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a segurança, mas precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).”

O Brasil é um país pioneiro na implantação de serviços obrigatórios de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de cem funcionários. “Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.”

Fonte: Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes – ABPA

Comentários fechados.

Comments are closed.