Ministro das Cidades autoriza Projeto Básico e Executivo para expansão do Metrô do Recife

Extensão do Metrô 033

O Ministro das Cidades, Bruno Araújo, esteve ontem (15.08), na CBTU Recife, para reunião com o corpo técnico de empregados da companhia. A intenção foi conhecer os detalhes de uma possível expansão da linha do Metrô na Região Metropolitana do Recife. O novo trecho, com 11 km, será construído em ramal já existente e atenderá o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, polo de concentração onde estão fixadas cerca de 100 empresas.

 O novo trecho será operado com trens a diesel, os VLTs. A capacidade inicial de transporte será de 3 mil pessoas por hora e por sentido, com intervalos de 12 minutos entre os trens. “Poderemos transportar até 6 mil passageiros por hora, no futuro”, garante Maurício Meirelles, coordenador operacional de Planejamento de Transportes – COPET da CBTU Recife. Para o embarque e desembarque dos usuários deverá ser construída uma nova estação na estrada PE 28 e reformada uma já existente no bairro de Engenho Massangana, da cidade de Ipojuca.

Está autorizado o início do Projeto que aponte soluções para que o sistema do Metrô chegue ao complexo de Suape. Esperamos, além de garantir uma melhor qualidade de vida para os empregados do Porto, diminuir a sobrecarga da mobilidade que há no Litoral Sul de Recife” explica Bruno Araújo, ministro das Cidades.

Estima-se que, após encerrado o Projeto Executivo, a obra seja inscrita nas seleções do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e a construção seja posteriormente concluída em 2 anos. “A decisão sobre o tamanho dos investimentos será tomada mais a frente”, completa Bruno Araújo. O novo trecho já será inaugurado duplicado. O porto de Suape conta hoje com 18 mil empregados diretos, número que poderá chegar a 25 mil com os novos empreendimentos esperados.

 

mapa expansao

Comentários fechados.

Comments are closed.