Alegria e conscientização marcam 31ª SIPATMA

WhatsApp Image 2016-11-25 at 21.24.34

De 21 a 25 de setembro, a CBTU Recife sediou a 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), organizada pela Coordenação de Segurança do Trabalho (COSET) e Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Com o tema “Saúde, Segurança e Meio Ambiente: a palavra convence, o exemplo arrasta”, o evento contagiou todos os setores da Companhia.

Na programação da SIPATMA constavam várias atividades tanto na sede da CBTU, quanto no Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC) e nas estações. Foram realizadas palestras, jogos interativos, serviços de saúde, arrecadação de donativos para crianças com microcefalia, atividades informativas, concurso de paródias e, pela primeira vez, o cinema de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, além de outras ações.

Abertura

Abertura Sipatma 004

A abertura da Semana foi realizada no auditório da sede, no dia 21. Além dos discursos oficiais, o evento contou com 10 minutos de ginástica laboral realizada pela academia Treino e Cia e a apresentação de arte-educadores sobre acidentes de trabalho. “Fico muito feliz com o trabalho de organização destra semana. Já fui presidente da Cipa e espero dar todo o apoio que vocês precisem para que o evento seja um sucesso”, destaca Leonardo Villar, superintendente de Recife.

Clique aqui para saber mais sobre a abertura.

Palestras

WhatsApp Image 2016-11-28 at 15.43.32

Juliano Montaño, Eng. Ambiental da CBTU

Foram ministradas palestras sobre “Segurança no Trânsito”, “Investimentos”, “Doenças da Coluna”, “Diálogo Diário de Segurança”, “Qualidade de vida no Trabalho”, “Saúde do Homem”, “Nunca Desista de seus Sonhos”, “Aprenda a Investir seu Dinheiro” e “Reciclagem e Coleta Seletiva” (ministrada pelo Engenheiro Ambiental da CBTU, Juliano Montaño).

Arte-Educadores

IMG_9871

Arte-Educadores e Cipeiros no VLT

Os arte-educadores Jefferson Nascimento, Rosa Fernandes, Alano (Chica Chiketh) e Joselito Costa animaram os empregados dando lições de segurança do trabalho através do humor. Na terça e quarta-feira (22 e 23), eles estiveram presentes nas estações e trens do metrô do Recife, conscientizando, de forma lúdica, os passageiros sobre como utilizar o sistema de forma segura e correta.

Clique para ler mais sobre a ação dos arte-educadores

Jogos, STANDS e Ginástica Laboral

WhatsApp Image 2016-11-24 at 18.40.32

Ginástica Laboral

No CMC foram realizados diversos jogos educativos, como Dominó sem Polegar, Sinuca sem Polegar, Percepção de Riscos, Jogo da Memória, Circuito de Trabalho em Altura, Circuito – Colocar camisa e calçar sapato sem Polegar. No hall do edifício sede e na área externa do Centro de Manutenção foram montados stands de Higiene Bucal, Avaliação Nutricional, Aferição de Pressão e Glicemia, Escoteiros – Preservação do Meio Ambiente, Limpeza Facial, maquiagem, Produtos Naturais, Alimentação funcional, Artesanato com material Reciclado, entre outros. Durante toda a semana, foi realizada de andar em andar ginástica laboral com todos os empregados.

Concurso de Paródias

IMG_9925

Realizado no CMC na sexta pela manhã, o tradicional e animado concurso de paródias teve como vencedor o empregado José Carlos de Souza, com a paródia “Tranquilamente”. Ele recebeu um tablet como prêmio.

Encerramento

IMG_9994

O encerramento ocorreu na tarde do dia 25. Nos discursos, o sentimento geral era de alegria e satisfação pela SIPATMA ter sido realizada com sucesso.  A animação ficou por conta dos arte-educadores, que arrancaram muitas risadas dos empregados na plateia. Foram realizados ainda o sorteio de vários brindes e a apresentação dos participantes do Concurso de Paródias.

WhatsApp Image 2016-11-25 at 21.24.34

Comentários fechados.

Comments are closed.