ESTAÇÃO RECIFE PARTICIPA DE PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Logo_Dia_A

O grupo AMA-GETID (Associação de Amigos do Autista – Grupo de Estudo sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento) realizou, na Estação Recife,uma campanha de sensibilização em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A ação aconteceu na última quarta-feira (2 de abril), das 7h às 18h, e  disponibilizou  um stand no hall da estação, onde voluntários interagiram com os usuários do Metrô, entregando panfletos de orientação sobre o autismo. Houve ainda exposição de faixa, banner e cartazes explicativos.

A AMA-GETID é uma associação formada por pais, familiares, profissionais e amigos com interesse de ampliar o conhecimento sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), com foco em Transtorno do Espectro Austista (TEA) e síndrome de Asperger (SA).

O evento na Estação Recife contou com a participação da presidente da associação, Ana Cláudia Prazeres, que esclareceu dúvidas sobre a síndrome e explicou que a mobilização visa desmistificar o transtorno e derrubar uma das maiores barreiras desta síndrome que afeta milhões de pessoas: o preconceito.

“Esse ano a campanha foi ampliada com a participação do Metrô”, afirma Ana Cláudia. “Esse apoio é fundamental, pois aqui transitam muitas pessoas ao longo do dia, e assim fica mais fácil atingir o propósito da ação, que é informar sobre o autismo e ajudar pessoas que possam ter alguém com a síndrome em sua família e não sabem como identificar”.

Além da Estação Central do Recife, outros órgãos como  Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Palácio do Governo do Estado, Câmara de Vereadores e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também participaram da campanha mundial, colocando pontos  de iluminação na cor azul, que faz alusão ao Dia de Conscientização do Autismo.

O autismo é um transtorno de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. Esses transtornos são caracterizados, em diferentes graus, por dificuldades de interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamentos repetitivos. O autismo atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. A ONU estima que existam no mundo mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

CARTAZ A3 (1) (1)2

 

Comentários fechados.

Comments are closed.